Chegámos à fase eliminatória da Liga Empresarial! Após uma fase de grupos bem disputada, em que as equipas aproveitaram para “olear a máquina”, seguiram-se as meias-finais da competição: na segunda-feira, os jogos eram dedicados às equipas que disputavam os lugares de 5º ao 8º; na terça-feira, as meias-finais decorreram entre as equipas que concorriam aos lugares entre o 1º e 4º classificado.

No primeiro jogo, o INCM venceu a Massimo por 4 bolas sem resposta. Assistiu-se a uma primeira parte equilibrada e bem disputada com a INCM a sair com vantagem de 1 bola para o intervalo. No segundo tempo, o jogo foi mais aberto e menos tático e o INCM conseguiu confirmar a vitória e transformar as suas oportunidades em golo, sendo que os guarda-redes das duas equipas, Pedro Silva e Paulo Sérgio (Massimo) e Filipe Santos (INCM), abrilhantaram o jogo com excelentes defesas.

O segundo encontro da noite trouxe-nos um jogo entre a Sociedade Central de Cervejas e o OLX. Foi um jogo bastante aberto, com incerteza no resultado até final e com as equipas sempre na procura do golo. A Central de Cervejas marcou cedo no encontro e nos primeiros 10 minutos o resultado estava 2-1, mantendo-se assim até ao intervalo. Na 2ª parte, a equipa do OLX, catapultada pelo hat-trick de Daniel Gomes, consegue dar a cambalhota no marcador para 2-3. No entanto, nos cinco minutos finais do encontro a Central de Cervejas consegue chegar à vantagem novamente, muito por influência da dupla Luís Campos e Tiago Bastardinho que estabeleceram o 5-3 final.

Sapataria Xalaia e Clube PT defrontaram-se para definir o primeiro finalista desta competição. Após uma primeira parte morna onde o Clube PT se superiorizou, a 2ª parte tem 4 golos em 5 minutos, levando a dúvida no vencedor da partida. Nuno Painho bisou e foi jogador fundamental para levar a equipa à Final. Do outro lado o o trio maravilha André Silva, Pedro Cunha e João Nabais, fizeram as delicias dos adeptos. Porém sem conseguirem surperiorizar-se ao adversário. Xalaia vai assim disputar o 3º e 4º lugar.

No outro jogo da noite, Germano Sousa e Gelpeixe tiveram um jogo com menos golos. 2 equipas que se encaixaram na perfeição, estava dificil de criar perigo. O primeiro golo sairia de um cruzamento teleguiado de Alione muito perto do intervalo. Dário Dias com um cabeceamento à Jardel, colocou a bola no fundo das redes. Na 2ª parte um jogo que se tornou muito mais longo, foi resolvido muito pela capacidade individual de Ruben Simões, a conseguir com 2 jogadas individuais, dar a volta ao marcador e colocar a equipa na frente. Desta forma a Germano e o Clube PT irão disputar a Final. Gelpeixe defrontará a Sapataria Xalaia para o 3º e 4º lugar.

 

Equipa da Semana: Sociedade Central de Cervejas

A Sociedade Central de Cervejas foi a equipa em destaque nesta semana, depois de uma vitória difícil, numa das meias-finais disputas na 2ª feira. Esta equipa apresentou-se num sistema 1-3-2-1, com uma dinâmica bastante interessante: não tendo um guarda-redes fixo definido, o jogador que, por norma, assume mais esse papel (com mais minutos nessa posição até agora) é o capitão Rodrigo Costa Pereira; na defesa, a solidez de Simão Tavares costuma ser a referência para os cortes e recuperações de bola; já no meio-campo, o destaque vai para Luís Campos que é o motor da equipa e assume a responsabilidade de transportar a bola para a frente, assistindo os colegas ou marcando vários golos; na frente de ataque, Tiago Bastardinho é o jogador que coloca as defesas adversárias em sentido, pois para além dos apoios frontais e laterais que realiza, também já mostrou ser um finalizador exímio. Ofensivamente a equipa destaca-se, no jogo exterior, pela projeção de um dos laterais, normalmente o do corredor da bola, e no jogo interior, pela excelente interação existente entre os médios centro e o avançado, que procuram baralhar as marcações adversárias com as suas trocas posicionais. Em suma, a equipa é organizada e objetiva com bola, procurando sempre pensar para a frente e colocando o seu foco na baliza adversária.

 

Jogador da Semana: Paulo Sérgio (Massimo)

Paulo Sérgio, guarda-redes da Massimo foi o jogador em destaque nesta semana. O jogador de 40 anos, que divide as redes da baliza com outro colega de equipa, tem-se mostrado tecnicamente dotado, no que respeita a quedas laterais e voos mais ousados, protagonizando intervenções de fazer inveja a qualquer guarda-redes profissional. Apesar de ter sofrido alguns golos na competição, contribuiu ativamente para defender outros tantos, chegando inclusivamente a negar alguns “golos feitos” aos adversários, fazendo uso da sua notável elasticidade. A velocidade de reação e a sua flexibilidade são também pontos fortes deste guardião, assumindo-se como uma das referências da equipa da Massimo.

7 DA SEMANA:

GR
Paulo Sérgio (Mássimo)

DEF
Alione Carvalho (Gelpeixe)

Médios

Luís Campos (SC Cervejas)

Nuno Painho (Clube PT)

Pedro Cunha (Xalaia)

Mauro Santos (Germano)

Avançado

João Cruz (OLX)

 

Massimo 0 – 4 INCM

BOLAS PARADAS DÃO VITÓRIA

Esta meia-final opunha duas equipas que procuravam a primeira vitória na prova e, consequentemente garantirem o acesso à disputa do 5º e 6º classificado.

Na primeira parte, as equipas entraram com muita vontade de ter bola e assumir o controlo do jogo. No entanto, a equipa da Massimo conseguiu atacar mais em organização ofensiva, pois a sua pressão alta dificultava a construção do INCM, que chegava a zonas de finalização com um estilo de futebol mais direto. Num canto batido do lado direito, Bruno António (INCM) responde com uma cabeçada e desfaz o nulo no marcador, levando o 1-0 para o intervalo a favor do INCM.

No segundo tempo, a equipa da Massimo entrou determinada a inverter o rumo dos acontecimentos e procurou ter mais bola, circulando em largura e atacar de forma organizada. O INCM recuou as suas linhas, defendendo em meio-campo, mas sempre que saía para o ataque causava perigo e obrigou o guarda-redes Paulo Sérgio (Massimo) a uma mão cheia de excelentes intervenções. Apesar da insistência da equipa da Massimo, a solidez defensiva adversária e o seu guarda-redes, Filipe Santos (INCM) também a um excelente nível, mantiveram a sua baliza inviolável. A equipa do INCM consegue marcar 3 golos nos últimos 15 minutos, sendo que dois deles foram novamente obtidos através de lances de bola parada (livres diretos), com David Almeida a bisar.

Com este resultado, a equipa do INCM vai disputar o 5º/6º classificado, enquanto a Massimo terá, na próxima semana, o jogo para definir 7º e 8º classificados.

 

Sociedade Central de Cervejas 5 – 3 OLX

CHUVA DE GOLOS PERMEIA CERVEJAS

Esta meia-final opunha duas equipas que, por norma, apresentaram um futebol ofensivo na fase de grupos, o que explica a quantidade significativa de golos obtidos.

A primeira parte iniciou com bastante ação em ambas as balizas, pois aos 9 minutos já estava 2-1 a favor da equipa da Sociedade Central de Cervejas. Depois desta entrada com intensidade elevada, o ritmo de jogo decresceu. No entanto, a equipa do OLX fazia uma pressão mais alta na 1ª fase de construção do adversário, procurando condicionar a sua saída de bola.

No segundo tempo, a equipa do OLX teve uma entrada de sonho na partida, com o inevitável Daniel Gomes a aproveitar um ressalto à entrada da área e a rematar para o 2-2. Após o empate, o jogo teve mais duelos individuais e disputas de bola a meio-campo, com ambas as equipas a condicionarem a estratégia de organização ofensiva adversária, porém, Daniel Gomes (OLX) consegue assinar um hat-trick na partida e colocar a sua equipa em vantagem, pela primeira vez na partida, por 2-3. Nos 5 minutos finais do encontro, a equipa da Sociedade de Cervejas consegue inverter o rumo dos acontecimentos e a dupla Tiago Bastardinho/Luís Campos consegue lançar a sua equipa para uma vitória por 5-3.

Com este desfecho, a equipa da Sociedade de Cervejas irá disputar o 5º/6º lugares, enquanto o OLX irá jogar para a definição do 7º/8º classificados.

 

Sapataria Xalaia 3-6 Clube PT

PT VOLTA A ESTAR NUMA FINAL

Grande expectativa para perceber qual destas duas equipas iriam chegar à final.

Duas equipas que começaram o jogo de uma forma distinta daquela à que se têm apresentado. Duas equipas que apareceram muito móveis e com muitas trocas de posição. O primeiro golo vem de uma viragem de flanco para o lado direito, Nel faz uma diagonal à Sabrosa e assiste milimetricamente ao 2º poste para o golo inaugural, onde Bizarra só teve que encostar. E o 2-0 veio pouco depois. Do lado da Xalaia, Cunha, Nabais e André Silva pegam no jogo, um trio que faz lembrar MSN foram uma grande dor de cabeça para a equipa adversária. Porém seria mesmo o Clube PT que chegaria ao 3-0.

O intervalo veio mexer com a eficácia das equipas. Em 5 minutos já as duas equipas tinham efectuado 2 golos. Xalaia ainda teve o jogo reduzido a 1 golo, no momento do 4-3, com destaque novamente para a sua tripla. A experiência do Clube PT veio ao de cima, e acabou mesmo por voltar a marcar e depois gerir o jogo até ao 6-3 final.

Com esta vitória o Clube PT volta assim a disputar uma final.

 

Germano Sousa 2-1 Gelpeixe

Jogo entre duas equipas que ainda não tinham conhecido o sabor da derrota. O vencedor iria acompanhar a Clube PT na Final.

Jogo começou com 2 equipas em posse aproveitando toda a largura do campo. A 1ª grande oportunidade veio de bola parada, com Décio a fazer primeira grande defesa. 2 equipas num 2-3-1, Germano colocava os seus alas muito em profundidade obrigando a Gelpeixe a defender num 3-3. Quanto mais avançavamos no jogo, mais velocidade o jogo tinha. Germano passou a defender em 1×1 em campo inteiro, dificultando as saidas da Gelpeixe. E com em posse começou a impor o seu jogo, começava nos 2 centrais a construirem o jogo numa zona muito subida e a Gelpeixe ia fazendo perigo essencialmente de contra-ataque. O primeiro golo veio mesmo para a Gelpeixe, Alione faz um cruzamento milimétrico para a área, num cruzamento cheio de efeito que encontra a cabeça de Dário a colocar no fundo das redes.

2ª parte mais emotiva, as equipas estavam mais nervosas no estilo de jogo, ambas a fazerem jogo mais longo e com isso mais perdas de bola e menos situações de perigo. E foi então que apareceu Ruben Simões, numa das primeiras vezes que a Germano colocou a bola no chão. Primeiro assistiu Flávio, e depois numa jogada individual onde fintou 3, deixou em Mauro para a reviravolta. O 2-1 teve o condor de pôr a Germano a trocar a bola, aproveitando mais o espaço do campo. O grande momento do jogo acontece perto do fim. Gelpeixe com um ligeiro ascendente tem mesmo um penalty, que com Décio pela frente, volta a fazer uma grande defesa e mantem a vantagem na partida.

Com esta vitória, Germano jogará assim com o Clube PT na Final.