Esta semana decorreu a quinta ronda da Liga Empresarial de Futsal, no Porto, com Bial e A400 a garantir a vaga no apuramento de campeão.
No primeiro jogo da jornada, a A400 venceu com naturalidade a Vanesp por 9-1. O jogo foi quase de tomada única, com a A400 a ter sempre um domínio sobre a Vanesp. Logo ao primeiro minuto, Vasco Monteiro, abriu o marcador após uma excelente jogada individual. A Vanesp optou sempre por defender no seu meio campo e com esta estratégia foi adiando o aumento da diferença no marcador. Mas ao minuto 11, André Barbosa, com um remate forte ao ângulo, a fazer o 2-0. Em cima do descanso, num contra-ataque bem desenhado, Pedro Franco fez o terceiro golo da A400.
Na segunda parte, a A400 entrou muito forte para resolver o jogo e assim aconteceu. André Barbosa, marcou dois golos nos primeiros quatro minutos, e colocou o resultado em 5-0. Vasco Monteiro, ao minuto 26, após assistência de André Barbosa, o melhor em campo, encosta para o 6-0. André Barbosa culminou a sua exibição individual com um quarto golo da sua conta pessoal, fazendo o 7-0. Jorge Varela, o elemento mais da Vanesp, marcou o golo de honra da sua equipa, com uma bela finalização de pé esquerdo. Até ao apito final, Pedro Franco também completou o seu hat-trick, sendo o último golo uma bela finalização, picando a bola por cima do guarda-redes. O resultado final foi de 9-1 para a A400.
A Infraspeak conseguiu levar a melhor sobre a MyPartner por 3-1 e desta forma deu um passo importante para garantir uma vaga no apuramento de campeão. O início da Infraspeak foi de sonho com Luís Bessa a marcar com um remate potente de baixo para cima. A MyPartner em desvantagem tentou assumir mais o controlo do jogo, tentando se aproximar da baliza adversária, mas a solidez defensiva da Infraspeak foi adiando o golo do empate. A meio da primeira parte, Pedro Sousa, guarda-redes da Infraspeak lesiona-se, tendo João Beja assumindo as redes da baliza da Infraspeak e tendo correspondido às exigências. Perto do fim da primeira parte, Luís Bessa, com um remate de fora da área, aumenta a vantagem para dois golos.
A segunda parte foi com a MyPartner a tentar de tudo para conseguir reduzir, sendo Ricardo Rodrigues o elemento mais dinamizador do ataque da equipa, mas sem resultados práticos, até perto do fim, pois ao minuto 37, Ângelo Martins, com um remate de meia distância a reduzir para 2-1. Este golo deu ânimo à equipa, que carregou sobre a Infraspeak, mas sem efeito, sendo que no último lance do jogo, Luís Bessa aproveitou o balenceamento ofensivo da Infraspeak e fez o 3-1 final e o terceiro golo da sua conta pessoal.
A Chilltek Cold Engineering mantém a sua série de invencibilidade nos últimos jogos, vencendo o GD Adira por 4-3. No primeiro minuto de jogo, a Chilltek assumiu a liderança do marcador com um golo de Luís Coval, o golo surge de um canto, com Luís Coval a cortar para dentro e a finalizar com um remate cruzado. O jogo estava muito dividido com a Adira a ter algumas aproximações à baliza adversária e numa delas, aproveitando uma superioridade de 3×2, fez o golo do empate por Tony Silva. O empate durou apenas três minutos, com Tiago Silva, aproveitando um livre perto da área, para fazer o golo. Em desvantagem, a Adira carregou sobre a Chilltek, mas o guarda-redes Emílio dos Santos, da Chilltek foi conseguindo defender e segurou a vantagem até ao intervalo.
Na segunda parte, a Adira continuou a carregar na busca do empate, mas a Chilltek nunca abdicou de procurar a baliza adversária. A Adira comete um erro a sair da sua zona defensiva, atrasando a bola ao guarda-redes, o que deu um livre indireto à Chilltek. João Dias aproveitou esse livre indireto para aumentar a vantagem para 3-1. Faltavam 15 minutos para o fim, e parecia muito dificil a Adira entrar novamente no jogo. Mas apareceu em cena Luís Reis, que em dois minutos faz dois golos, sendo o segundo golo, uma excelente jogada coletiva. Mas o empate durou apenas 10 segundos, com Tiago Silva na bola de saída a voltar a colocar a Chilltek na frente. Até ao fim, a Adira tentou novamente o empate, mas já não foi a tempo.
No jogo que encerrou a jornada, a líder Bial perdeu os primeiros pontos, empatando a um golo com a Orbcom – It & Consulting Services. O jogo começou com a Orbcom a optar por defender mais no seu meio campo, dando mais a iniciativa à Bial, que está mais habituada a ter espaço para jogar e por isso sentiu dificuldades em aproximar-se da baliza de André Ribeiro. Ao minuto 16, num contra-ataque, a Bial teve a melhor oportunidade, mas André Ferreira com uma excelente intervenção desviou para canto. No minuto seguinte, contra-ataque conduzido por Sérgio Mesquita e Pedro Leão atira rasteiro para dentro da baliza abrindo o marcador para a Orbcom, resultado que se chegaria ao intervalo.
Na segunda parte, a Bial entrou com o objetivo de virar o jogo, para manter a série de vitórias e rapidamente chegou ao empate por António Gomes, aproveitando uma saída fora de tempo do guarda-redes da Orbcom, André Ribeiro. O golo do empate tornou o jogo mais disputado a meio campo e com a bola a não se aproximar muito das zonas de perigo, razão pela qual não houve mais golos até ao fim do jogo.
5 Ideal da Semana
Gr – Emílio dos Santos – Chilltek Cold Engineering
Fixo – António Gomes – Bial
Ala – Luís Bessa – Infraspeak
Ala – Vasco Monteiro – A400
Pivô – André Barbosa – A400