Nos passados dias 15 e 16 de maio realizou-se nos pavilhões dos Maristas e Delfim Santos a 7ª e última jornada da 1ª fase da LE Futsal Lisboa.

O primeiro jogo ficou ao encargo de Asseco PST e CMD Santa Madalena, duas equipas que estavam a lutar por diferentes posições da tabela, ainda assim proporcionaram-nos um grande jogo de futsal. A Santa Madalena precisava de vencer para assegurar o seu lugar nos primeiros 4 classificados e assim o fez. O conjunto da Santa Madalena entrou a todo o gás e aos 9 minutos de jogo já estava a ganhar por 3 bolas a 0. A Asseco não baixou os braços e João Martins saltou do banco para empatar a partida em apenas 4 minutos. A partir daqui o jogo esteve sempre muito taco a taco, com várias ocasiões e golos para ambos os lados. Perto do final da partida e já com o resultado de 5 – 4 valeu ao conjunto da CMD Santa Madalena João Amaral que fez uma defesa gigante segurando a vantagem de um golo até ao apito final.

No segundo jogo do dia 15 assistimos ao confronto que viria a definir o primeiro e segundo lugar da nossa tabela. Echo Rent a Car e Escala de Lisboa mantinham o seu percurso invicto até à data, como tal esperava-se um grande momento de futsal. Echo Rent Car surpreendeu a equipa adversária marcando logo 2 golos, uma entrada fervorosa que colocou a Escala de Lisboa em sentido. O jogo esteve sempre muito equilibrado e com uma qualidade acima da média, ainda assim nos minutos finais da segunda parte o conjunto amarelo começou a demostrar alguns sinais de cansaço, muito por causa de ter apenas 1 jogador no banco. O conjunto vermelho apercebeu-se disso e fez algumas trocas, trocas essas que viriam a impor um ritmo de jogo mais elevado. Com estas alterações a Escala subiu muito as suas linhas e acabou por se distanciar no marcador, estabelecendo um resultado final de 7 bolas a 3.

No dia 16 foi a vez de Pernod Ricard e Future Healthcare entrarem em campo. Pernod tem sido uma das equipas que mais e melhor tem evoluído ao longo do torneio. Isto e o facto da Future Healthcare estar num dia pouco inspirado fez com que o conjunto azul conseguisse controlar a maior parte do jogo. Ricardo André e André Mendonça foram dois dos principais responsáveis pela vitória controlada do conjunto azul. Com um total de 7 golos entre os dois fecharam o marcador com o resultado final de 8 bolas a 1.

No último jogo da jornada assistimos a uma surpresa entre Empresas ADEO e Silogia. O conjunto verde estava muito bem classificado, no entanto a Silogia apresentou-se em campo com uma elevada concentração e motivação. Estes dois fatores e o facto da Empresas ADEO não dispor de todos os seus jogadores fez com que a Silogia conseguisse alcançar a sua segunda vitória nesta primeira fase da competição. Toda a equipa está de parabéns pela excelente organização e foco dentro da quadra, ainda assim não podemos ficar indiferentes à exibição de Fábio Moreno que fez 4 dos 5 golos do conjunto azul. Do lado oposto Filipe Santos e João Correia também fizerem o gosto ao pé, no entanto e apesar da boa exibição, não foi o suficiente para impedir que a Silogia saísse desta jornada sem os 3 pontos.

Com os resultados desta jornada ficou definido quais as equipas que irão incorporar a 1ª e 2ª divisão desta edição primavera. Escala de lisboa ocupou o primeiro lugar com uma série de 7 jogos e 7 vitórias, em segundo encontramos Echo Rent a Car com 18 pontos, em terceiro CMD Santa Madalena com 12 e a fechar os apurados para a primeira divisão encontramos Pernod Ricard também com 12 pontos. A segunda divisão será composta por Empresas ADEO, Silogia, Asseco PST e Future Healthcare.

Equipa da semana

Silogia – Nesta sétima jornada o conjunto azul defrontou um adversário complicado, como já foi dito anteriormente Empresas ADEO tem sido uma das equipas de destaque desta edição. Ainda assim o conjunto azul não demostrou qualquer tipo de receio e encarou o adversário nos olhos, conseguindo mesmo arrecadar a tão desejada vitória. Jonh Santos e companhia apresentaram uma concentração tática muito elevada ao longo de todo o jogo e para além de terem existido poucas falhas nas marcações, o conjunto azul também soube explorar muito bem as oportunidades de golo que foi tendo ao longo da partida. Fábio Moreno foi sem dúvida um elemento de destaque, ainda assim o mérito da vitória é de todos.

Jogador da Semana

José Trindade (Escala de Lisboa) – Num jogo em que a sua equipa entrou com o pé esquerdo, o nº 9 da Escala de Lisboa foi um dos principais responsáveis pela revira volta no marcador. Para além do seu comportamento exemplar, José é dono de uma qualidade técnica de fazer inveja a qualquer um. Para além dos dois golos que fez, teve também um papel bastante ativo na defesa e recuperações de bola, o que lhe garantiu a distinção de jogador da semana para esta última jornada da primeira fase.

5 Ideal

Gr – João Amaral (CMD Santa Madalena)

Def – Gustavo Pereira (Echo Rent a Car)

Med – José Trindade (Escala de Lisboa)

Med – André Mendonça (Pernod Ricard)

Ava – Fábio Moreno (Silogia)