Timeline

 
50'

Estava reservado para a derradeira jornada, um dos dois jogos do título da noite, EPAL e Roady, duas das melhores equipas na competição, tinham a hipótese de conquistar a Liga, a Roady, só dependia de si e por isso “bastava” vencer para conquistar o troféu, enquanto a EPAL, mesmo vencendo, teria sempre de depender do resultado no campo “ao lado”, pois a Alfabase, jogava diante da TVI, anterior vencedora da Liga Empresarial, mas com menos fulgor, apesar disso, sempre imprevisível e por isso todos os ingredientes para um jogo de grande emoção. Entrou mal no jogo a Roady e logo ao minuto 3, Rui Ferreira, dentro da grande-área, a evitar o golo com a mão e assim a ser expulso do jogo e uma unidade a menos em campo. Guilherme Ribeiro, chamado à responsabilidade da grande penalidade, a bater a bola, mas Costinha a defender e assim a manter o nulo na partida. O jogo estava muito disputado e equilibrado, com a EPAL a ter mais bola, naturalmente por ter superioridade numérica, ao passe que a Roady a apostar mais no método de jogo em ataques rápidos e contra-ataques, a explorar a velocidade de Ramalho e Rebelo, num desses lances, viria mesmo a marcar, ao minuto 20, Ricardo Pereira, na linha de fundo a passar atrasado para Rebelo, a fazer o 1-0 e vantagem para a Roady. Durou pouco a vantagem, pois ao minuto 22, livre frontal de Guilherme Ribeiro, com a bola a embater na barreira e a sofrer uma trajetória traiçoeira, sem que nada pudesse fazer Costinha, viu o esférico a entrar nas “suas” redes. Minuto 25, novo livre direto para Guilherme Ribeiro, desta feita descaído sobre o lado esquerdo, grande remate de “Gui”, de pé direito, um pontapé soberbo ao ângulo superior direito da baliza e vantagem mínima para a EPAL nos primeiros 25 minutos e tudo por decidir, no outro jogo a Alfabase já goleava a TVI por 8-0 e por isso o título ia decidir-se entre a Roady, se vencesse o jogo e a Alfabase.

A Roady entrou na segunda parte decidida a inverter o sentido de jogo e logo ao minuto 27, canto da direita de Ricardo Pereira e Rebelo de cabeça, a enviar a bola ao ferro da baliza. Ao minuto 33, mão na bola na grande-área da EPAL, Rebelo, com grande frieza a rematar para o fundo da baliza e igualdade no marcador, grande expetativa… Ao minuto 41, oportunidade para a EPAL desfazer a igualdade, Miguel Furtado a rematar para grande defesa de Costinha. Três minutos volvidos, a EPAL chegou mesmo à vantagem, Nuno Ribeiro, com um passe atrasado a assistir António Fatela e 3-2 para a EPAL. Parada e resposta, dois minutos depois, Luís Rebelo a enviar a bola ao poste, na recarga Ricardo Pereira, a empatar novamente a partida. Nesta fase do jogo era notório o enorme desgaste acumulado da Roady, a jogar com menos uma unidade desde os três minutos, e como nunca baixou os braços, toda a equipa estava com as “reservas” em baixo. Num desses lances provocados pelo desgaste, a Roady perdeu a bola em transição ofensiva, a “entregar” a bola a Fábio Carmo da EPAL, fazer o 4-3 final e vitória para os “red devils” que assim ascenderam ao segundo lugar, ao passe que a Roady, “caiu” para o terceiro posto da classificação. A Alfabase cumpriu a sua missão e venceu a TVI por uma vitória esmagadora de 17-1, diante a TVI. 

Grande jogo de futebol, um verdadeiro hino a esta modalidade, com o resultado discutido até mesmo ao final do jogo, a EPAL venceu com mérito, apesar da vantagem numérica, com mais uma unidade em campo. A Roady, apesar da derrota, fez um excelente jogo, o que fez com que a vitória da EPAL fosse mais abrilhantada, teve uma entrada na competição fulgurosa, com seis vitórias em outros tantos jogos, mas na reta final, acumulou duas derrotas e por isso deixou fugir o título. Destaques na partida para Luís Rebelo da Roady, com um enorme espírito de entrega ao jogo. Do lado da EPAL, Guilherme Ribeiro, foi o jogador em maior destaque.

comentários

A Liga Empresarial

A Liga Empresarial é a maior competição desportiva entre empresas em Portugal. Disputa-se em várias cidades do País -  Porto, Lisboa, Oeiras e Castelo Branco - e em várias modalidades, das quais se destacam o Futebol 7 e o Futsal.

LE Facebook

©2018 Liga Empresarial. All Rights Reserved.

Search